Com conteúdo em inglês, o site www.theloveland.net entrou no ar na semana passada com informações sobre a Parada do Orgulho GLBT de São Paulo, que acontece no dia 25 de maio na avenida Paulista. O objetivo é promover o Brasil como destino amigável ao público GLBT e incentivar os turistas estrangeiros que vêm para o evento a visitar outros destinos no País.
Na página constam informações sobre a programação cultural paralela ao evento, links para pacotes turísticos sugeridos pela Associação Brasileira de Turismo GLS, ringtones, downloads de fotos dos destinos brasileiros preferidos por estes turistas e links relacionados.
O hot site foi ao ar, pela primeira vez, no ano passado e obteve grande repercussão junto ao público internacional. “Pretendemos mostrar o Brasil multicultural, que acolhe e respeita a diversidade. E aproveitamos a realização da Parada do Orgulho Gay de São Paulo para convidar os turistas estrangeiros a conhecer outras cidades e regiões de nosso País”, explica Jeanine Pires, presidente do Instituto.
Turismo arco-íris
Segundo a Embratur, o visitante estrangeiro do segmento GLTB gasta aproximadamente U$ 200 por dia – contra média de US$ 74 dos demais turistas que visitam o país para lazer. Entre os países que mais enviam estes turistas para o Brasil estão Estados Unidos, Argentina, França, Itália, Espanha e Alemanha.
De acordo com o Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Florianópolis estão entre os destinos preferidos de turistas estrangeiros homossexuais que visitam o Brasil. A Embratur promove press trips com jornalistas estrangeiros de veículos especializados no público GLTB com o intuito de divulgar os roteiros especializados existentes em várias cidades brasileiras.
A Parada do Orgulho GLBT de São Paulo é considerada a maior do mundo no gênero e atraiu, na edição do ano passado, mais de 3.5 milhões de pessoas – cerca de 37% deste contingente é de visitantes de outras cidades e países.