in

Texto de Apresentação da 5a Mostra de Arte Lésbica

TEXTO DE APRESENTAÇÃO

V MOSTRA DE ARTE LÉSBICA

Buscamos modificar valores e, nesse sentido escolhemos a via da arte, que tem o poder mágico de atingir o ser humano em sua subjetividade. Esperamos também conscientizar a sociedade acerca da dignidade, valores morais e liberdade de expressão lésbica sem discriminação ou repressão, conquistando o respaldo social, tão importante para que possamos exercer nossa cidadania e nossos direitos inerentes.

Iniciamos este projeto com a realização da 1ª Mostra de Arte Lésbica, em 2002, com o tema “O amor entre mulheres – Lésbicas com todos os Sentidos”, no Espaço Cultural Evolução, com uma belíssima exposição e o propósito de manter o projeto bienalmente.

A 2ª Mostra de Arte Lésbica aconteceu em 2004, com o tema-título “Amazonas do Infinito” e retratou a identidade lésbica através de fotografias e obras de arte de artistas convidados e um caráter artístico-pedagógico, em que o visitante podia interagir com o tema proposto.

A 3ª Mostra, em 2006, trouxe uma inovação: uma instalação em que os visitantes puderam percorrer um “labirinto” de quase cem metros e ir encontrando ao longo do trajeto a história de mulheres lésbicas e bissexuais que estiveram à frente de seu tempo, mas que não tiveram sua orientação sexual revelada publicamente. Daí o tema “Histórias mal/mau contadas”.

Para 2008, com nosso projeto consolidado, a 4ª Mostra propôs como tema o desejo de todas as mulheres, principalmente das lésbicas e bissexuais: “Sim a tudo o que há de bom – Liberdade, Respeito e Cidadania”, numa clara alusão à luta dos movimentos sociais da atualidade, vista pelo lado positivo das conquistas que ainda não se concretizaram, mas que por isso mesmo precisam ser lembradas cotidianamente, como por exemplo: o combate à violência contra a mulher Lésbica e Bissexual (Lesbofobia), a liberdade em relação ao próprio corpo, o direito à maternidade, à união civil e a expressar sua sexualidade.

É importante também considerar que o fato de lésbicas atuarem publicamente em movimentos, manifestações e comunicações à imprensa traduz uma maneira de despertar e modificar valores, já que no imaginário popular somos pessoas indignas, que vivem se escondendo. Assim, ao nos colocarmos na arena sócio-política podemos mostrar nossa cara, nossa vontade e nossa força para mudar o mundo.

Em 2010, comemorando seus 10 anos de existência, o MO.LE.CA. realiza a 5ª edição da Mostra de Arte Lésbica, trazendo como foco a reflexão: o que o tempo foi capaz de modificar ou solidificar nas últimas décadas para as mulheres lésbicas e bissexuais? Quais as perspectivas que o século XXI nos reserva? “Tricotando com a linha do tempo, qual o tecido que deu?” é um tema que visa abrir um leque de reflexões sobre a vida da mulher na sociedade, desde a época em que usavam seu tempo dentro de casa e que o homoerotismo feminino era vivido secretamente, passando pelo produto de seu trabalho, o tecido, que cobriu os corpos ao eclodirem para a luz, até o que se espera dessa “velha roupa colorida” para o futuro, que poderá ou não ser descartada, dependendo de cada mulher e de “qual tecido que deu”.

Além disso, esperamos reforçar, com toda a comunidade e movimento lésbicos, o Dia Nacional e também Municipal da Visibilidade Lésbica, comemorado em 29 de Agosto, motivando a auto-estima e o orgulho das mulheres lésbicas do país.

Organização da V Mostra de Arte Lésbica

A+D: Os Reis do Mash-Up de São Francisco

Rancho do Farol vira noite alternativa pra meninas!