Entre os dias 19 e 22 de novembro aconteceu em Gramado (RS) o 21º Festival de Turismo, que contou pela primeira vez com a participação de empresas que atuam no segmento do turismo GLS.
No estande montado especialmente para o evento estavam companhias áreas e entidades internacionais, como a TAM Viagens, a Associação Brasileira de Turismo GLS (Abrat GLS), a Associação Internacional de Turismo Gay e Lésbico (IGLTA), o Recife Conventions & Visitors Bureau, a Bahiatursa, a revista Via G, o hotel Axel e a empresa de cruzeiros Atlantis.
De acordo com Alex Bernardes, da Via G, o 1º Salão de Turismo GLS foi um "sucesso absoluto" e recebeu inclusive a atenção do ministro do Turismo, Luiz Barretto. Ainda segundo Bernardes, o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV), Carlos Alberto Amorim, e Eduardo Bernardes, diretor comercial da Gol Linhas Aéreas, fizeram um convite para que um estande semelhante integre a programação do 38º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas, que vai acontecer entre os dias 20 e 22 de outubro de 2010, no Rio de Janeiro.
Durante os quatro dias de evento, foram ministrados workshops e palestras, além da exposição de material promocional das empresas patrocinadoras. Clovis Casemiro, embaixador da IGLTA no Brasil e gerente da TAM Viagens, e Marta Chiesa, diretora da Abrat GLS em Santa Catarina, ministraram uma palestra que tinha como tema "A posição do turismo GLS no mundo". Com auditório lotado, os dois esclareceram dúvidas importantes para os interessados no segmento.
Segundo a organização, este ano cerca de 13 mil pessoas participaram do evento, que reuniu 2600 marcas do Brasil e de outros 50 países. No 1º Salão de Turismo GLS, foram contabilizados mais de mil atendimentos, o que superou a expectativa dos expositores.
Na opinião de Alex Bernardes, o 1º Salão de Turismo GLS, em Gramado, "oficializou de uma vez a importância do turismo GLS para o setor".