in

Uma verdadeira aula! Professor de português se veste de drag queen para ensinar no Paraná

'É preciso repensar a educação tradicional', sugere o professor Jonathan Chasko.

+Menino usa salto alto para ir à escola, causa polêmica e diz: 'Amanhã vou com um maior'

 
Alunos de um curso pré-vestibular oferecido pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) em Cascavel tiveram uma surpresa em uma das aulas ministradas pelo professor de português Jonathan Chasko.

Para falar sobre os artigos definidos e indefinidos – o, a, um, uma – e relacioná-los à discussão sobre gênero, sexo, identidade e diversidade, quem conduziu a aula foi a drag queen Sofia Ariel, personagem interpretada profissionalmente por Jonathan desde o ano passado.
 

“No começo, quando me viram entrar na sala como uma drag, os alunos se mostraram mais resistentes. Mas, com o passar do tempo eles foram se interessando, fazendo perguntas, tentando se inteirar e tentar entender o que estava sendo apresentado. Foi bastante interessante e gratificante”, lembra o professor, que é homossexual e escolheu o Dia Mundial de Luta Contra a Homofobia para abordar o assunto com os estudantes. 
 
“Vi uma oportunidade de trazer para a sala uma manifestação artística cultural que está em outros espaços e que seria interessante os alunos conhecerem para saber como a homofobia se dá, quem é o público alvo, como os homossexuais se organizam e como a cultura drag representa esse movimento”, explicou Jonathan.
 
“Procuro fazer uma analogia com o navio Titanic e o iceberg que o levou a afundar. Tudo o que a gente vê e ouve falar sobre esses temas é só a superfície do iceberg. Embaixo, existe muito mais coisas, um contexto. E, curiosamente, foi a parte submersa que furou o casco do Titanic”, compara.
 
“Falo para os meus alunos não serem o Titanic, para não se deixarem levar só por aquilo que estão vendo e no final 'afundar', serem prejudicados ou vencidos por aquilo que eles não estão vendo”, completa.

Super mãe! Casal de homens terá filho gerado pela mãe de um deles

Chamado de gay, ex-BBB Matheus rebate seguidor com resposta à altura: “Não vejo problema”