A funkeira Valesca Popozuda mostrou mais uma vez ser uma aliada na luta pelos direitos LGBT. Depois de divulgar vários vídeos em que se mostra a favor da lei que criminaliza a homofobia, artista escreveu um texto ao jornal Extra em que se mostra solidária a adoção por homossexuais.
+ STJ reconhece direito a pensão a casais gays que se separam
"Precisamos evoluir como pessoas e abrir nossos corações para diversas questões, principalmente sobre a adoção e 'novas' famílias", afirmou a artista, referindo-se ao projeto Estatuto da Família, que visa excluir pessoas LGBT na constituição de família.
Valesca diz que sempre se questiona o porquê de negarem aos gays o direito a adoção. Ela frisa que, apesar de ter a consciência do preconceito que LGBTs e suas famílias sofrem, sabe que é um alívio para muitas crianças terem um lar, acesso a educação, carinho, saúde e amor.
"Tantos os casais héteros quanto os casais gays que buscam a adoção estão buscando não somente construir uma família para eles, como também dar a oportunidade de que essas crianças tenham uma família para a vida toda (…) Família, para mim, é algo muito sagrado e eu posso garantir a vocês que se eu fosse adotada por um casal gay, me sentiria amada e feliz da mesma forma", defende.
+ Campanha "Por Todas as Famílias" questiona Estatuto que exclui LGBT
A cantora escreve que crianças que estão na fila de adoção não precisam do reforço do preconceito. "O que elas querem e precisam é de amor, de pessoas que retirem delas a tristeza do abandono e as ajudem a construir sonhos e planos para suas vidas. Elas precisam de respeito, carinho e, sobretudo, de um lar para chamarem de seu".
No texto, ela fala ainda sobre a repercussão das reportagens de um casal homossexual que adotou um garoto depois de ele ter sido rejeitado por várias famílias héteros com a justificativa de que era muito negro. "Gostaria de deixar aqui meu repúdio total a qualquer tipo de preconceito e dizer a essa criança que estou muito feliz por ela não ter sido adotada por essas famílias. Ele não seria feliz ao lado de pessoas que pensam assim".