in

Valtinho Fragoso conta detalhes cruzeiro gay brasileiro “Freedom on board”

Valtinho Fragoso faz parte da equipe que está por trás da produção do primeiro cruzeiro gay do Brasil, "Freedom on Board". O moço também é responsável pela tenda GLS do festival de música eletrônica "Spirit Of London". E, além disso, Valtinho assina a produção do programa radiofônico "Freedom", veiculado aos domingos na rádio Energia 97,7 às 18h. No programa, DJs das principais casas noturnas gays de São Paulo se revezam em sets de meia hora. Na entrevista, que você confere a seguir, ele conta os detalhes do cruzeiro, do programa e da tenda GLS do Spirit Of London. 

Você produz o programa "Freedom" na rádio Energia 97 FM, onde DJs da cena gay se revezam. Como surgiu a idéia do programa?
O programa em si já existia, começou com o nome "Disco Fever" com o Mauro Borges como Dj e fez muito sucesso. Mas como todo programa, teve a sua fase de duração. Hoje, são 6 djs que se revezam, a cada domingo são dois DJs que tocam em sets de 30 minutos. Entre eles, tocam Mauro Borges, Renato Cecin, Paulo Ciotti, Herbert Tonn, Junior Peron e Robson Mouse.

E sobre a criação da tenda Freedom no festival "Spirit Of London"?
A pista existe desde a quarta edição do festival, antes com o nome "Pista Club", tocavam quatro DJs.  Depois virou "Eletro" e mesmo assim a gente abria espaço para DJs de outras casas, como o Vegas, por exemplo, que são casas "gays friendly". Este ano começa com o Marcelo Ribeiro, terá o Magal, Edinei da ALoca, depois vira GLS total com o Paulo Ciotti da Bubu, Mauro Borges da ALoca, Robson Mouse e Herbert Tonn da Blue Space, Junior Peron da Ultra Diesel, Douglas Penido da Flexx e o Gustavo Vianna da Bubu para fechar. 

Sobre o programa na Energia 97 FM, como é a relação com os ouvintes? 
Nunca tivemos problemas, sempre tivemos um público gay, sabíamos o que estava acontecendo. Quando colocamos o Mauro para tocar, o Disco Fever fez muito sucesso e também tinha o retorno das músicas. O hit "Alone do Offer Nissin" ficou em primeiro lugar, então sabíamos que havia um público. Nunca fizemos pesquisa para especificar, nem precisava, hoje em dia é raro o Dj e/ou música que fica restrito ao gueto gay. 

O Cruzeiro "Freedom on board", como surgiu?
A Energia tem dois Cruzeiros: o "Vibe on Board", são 72h de música, não há Dj da cena GLS, toca house, Psy e Trance. O outro é "Energia na Véia", e toca os hits dos anos 80, 90, música que tocavam na Toco, Over Night. Então, aí o pessoal da rádio sugeriu para o pessoal do navio (Island Escape) , já que nós tínhamos o "know how" da área. Mas, essa história de se fazer um cruzeiro gay não é nova, temos os internacionais. Porém, o nosso será completamente nacional, pois apesar do selo Joystick ser alemão, o dono é brasileiro, natural da cidade de Santos.
Bom, aí no começo do ano começamos a falar com as pessoas e eles se empolgaram, colocamos anúncio e foi absurda a procura das pessoas para querer saber como seria. Ligavam e perguntavam, ‘como assim, um cruzeiro gay? Como será?’, todo mundo queria. Então o que fizemos, procuramos apenas as agências especializadas em turismo gay, isso não para segregar mas para não haver confusão. Imagina um casal que pretende comemorar a sua boda de ouro em cruzeiro e cai no nosso, então decidimos fazer pra evitar confusão. Se o heterossexual quiser ir pode, pelo menos ele estará ciente do que se trata. E tem sido um sucesso absoluto, com apenas três meses de vendas o cruzeiro já está com 60% das cabines vendidas, são 774 cabines com 554 vendidos. Serão três dias e três noites de pura alegria!

Mais informações, acesse os sites:

Programa Freedom  http://www.97fm.com.br/programacao/freedom

Spirit of London  http://www.spiritoflondon.com.br

Cruzeiro Freedom on Board  http://www.97fm.com.br/extras/freedom_onboard

A Esfinge II – Depois da boate

Suécia: Livros infantis sobre famílias gays geram polêmica