Na noite de 23 para 24 de janeiro de 2025, as icônicas escadas do campus Rennes 2, em Villejean, foram alvo de vandalismo. Os degraus, que ostentavam as cores do arco-íris em apoio à comunidade LGBTQIA+, foram pintados de azul, branco e vermelho, as cores da bandeira francesa. Este ato de destruição vem acompanhado de mensagens de ódio, incluindo a frase “Rennes nacionalista” e expressões de desprezo direcionadas à comunidade LGBTQIA+ como “Fuck LGBT”.
Essas escadas, que foram financiadas através de um orçamento participativo, já haviam sido vandalizadas anteriormente em fevereiro de 2023. A administração da universidade, ao tomar conhecimento dos acontecimentos, emitiu um comunicado reforçando seu compromisso com a diversidade e a inclusão. No comunicado, a universidade também mencionou que os atos de vandalismo ocorreram durante a “Noite da Leitura”, um evento que contava com apresentações de artistas da cena drag de Rennes.
Além disso, o sindicato estudantil Union Pirate denunciou que os responsáveis pelos atos de vandalismo também agrediram várias pessoas durante a noite, embora as vítimas tenham optado por não registrar queixa. A universidade anunciou que irá registrar uma queixa formal e tomou medidas para restaurar as escadas danificadas.
O Union Pirate, em resposta ao vandalismo, convocou uma sessão coletiva de pintura para reverter as mudanças e restaurar as cores originais do arco-íris. A sessão está marcada para a manhã do dia 27 de janeiro, e o sindicato reafirma sua luta contra o racismo, o nacionalismo e a LGBTQI+fobia, incentivando a união da comunidade em apoio à diversidade e aos direitos LGBTQIA+.
Quer ficar por dentro de tudo que rola? Dá aquele follow no Insta do Acapa.com.br clicando aqui e cola com a gente nas notícias mais quentes