in

Vestibular em Londrina inclui questões sobre conto do escritor gay Caio Fernando Abreu

A 2ª fase do vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL), realizada na última segunda e terça-feira, apresentou em sua prova de Língua Portuguesa e Literaturas quatro questões baseadas no conto "Terça-feira gorda", do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu.

Em uma das questões, os candidatos tinham que relacionar duas fotos a um trecho do conto, que integra o livro "Morangos Mofados", lançado em 1982. As fotos ilustram um casal hétero e um casal gay se beijando em momentos históricos diferentes – a primeira foto, de Alfred Eisenstaedt, foi publicada pela revista "Time", em 1945; a outra ilustra dois homens se beijando no que parece ser uma Parada do Orgulho.

Outra questão pedia aos candidatos que escolhessem entre cinco alternativas a que melhor definia a obra de Caio Fernando Abreu. A prova também exigia que os candidatos interpretassem recursos de linguagem utilizados pelo autor em seu conto.

"Morangos Mofados" é um dos livros mais representativos da obra de Caio Fernando Abreu. Nele, o escritor aborda temas recorrentes em sua trajetória literária, como o estranhamento, a solidão, a dor e o sentimento de marginalização.

Em "Terça-feira gorda", Caio Fernando Abreu destaca a voz de um personagem masculino que vivencia uma experiência erótica com outro homem.

“O fantasma do silêncio sempre ronda quem não escreve best sellers”, diz Trevisan

Pastor gay lança no Rio livro de mensagens bíblicas voltadas ao público LGBT