in

Após polêmica, James Franco fala sobre acusação de assédio: “Assumo minhas responsabilidades”

Paralelo à premiação do Globo de Ouro que, entre outros, premiou o ator James Franco por sua atuação em "The Disaster Artist", pelo menos três mulheres, entre as quais a atriz Ally Sheed, que trabalhou com Franco na peça "The Long Shrift", acusaram o artista de assédio sexual no Twitter.

O assunto repercutiu maciçamente nas redes sociais, ganhando fôlego na onda de denúncias de abusos e assédios sofridos por mulheres nos bastidores de Hollywood.

Convidado do programa Late Show, do apresentador Stephen Colbert, James Franco se pronunciou pela primeira vez sobre as acusações, disse desconhecer as origens das denúncias e, ainda, afirmou assumir "suas responsabilidades".

"Surgiram algumas coisas no Twitter, eu não as li. Mas fiquei sabendo. Eu não faço ideia do que fiz com Ally Sheedy. Eu não tive nada além de bons momentos com ela. Tenho total respeito por ela e não sei porque ela está chateada. Ela retirou o tweet e eu não posso falar por ela.

As outras… Na minha vida, eu me orgulho em assumir responsabilidade por coisas que fiz. Eu tenho que fazer isso para manter minha saúde. Eu assumo quando sei que há algo errado que precisa ser mudado. Eu me obrigo a fazer isto.

As coisas que ouvi que estavam no Twitter são imprecisas, mas eu apoio completamente as pessoas que estão falando e estão sendo ouvidas, porque elas não foram ouvidas por muito tempo. Então eu não quero refutá-las de alguma meneira, eu acho um movimento positivo e apoio. Eu não posso viver se há restituições a serem feitas. Se eu fiz algo errado, eu vou consertar. Eu tenho que fazer isso. Eu não sei o que mais poderia fazer.

Em relação a questão maior sobre como fazer isso, eu não tenho respostas. Acho que o ponto central disto é que nós devemos ouvir. Estou aqui para ouvir e mudar minha perspectiva onde ela está errada. Estou completamente disposto e quero fazer isso".

PROTESTO

A 75º edição do Globo de Ouro – evento que marca o início da temporada de premiações em Hollywood – foi marcado por um protesto organizado pelas estrelas do cinema norte-americano em solidariedade às atrizes que resolveram, em levante inédito, denunciarem grandes nomes hollywoodianos por assédio e abuso sexual.

A campanha "Time's Up" (Seu Tempo Acabou" – em tradução livre) contou ainda com um discurso histórico da apresentadora Oprah Winfrey que denunciou o racismo e machismo alicerçado na sociedade.

DENÚNCIAS

As denúncias de violência sexual começaram a surgir no segundo semestre de 2017, caindo como um hecatombe em Hollywood. O primeiro denunciado foi o renomado produtor Harvey Weinstein – até então pertence à academia de votação do Oscar.

Outro caso que ganhou destaque na mídia, foi o do ator Kevin Spacey, que, após as denúncias virem à tona, foi obrigado a sair do armário, assumindo sua homossexualidade. Assim como Harvey, Spacey perdeu espaço e teve contratos quebrados.

Pai mata namorada da filha após pedido de casamento

Defensoria Pública aciona Ratinho por comentários homofóbicos