in

Disponivel.com reverte vendas do dia 1º de dezembro para a casa Brenda Lee

Pelo segundo ano consecutivo o Disponivel.com reverterá as vendas de assinaturas do site efetuadas no dia 1º de dezembro para auxiliar a casa de apoio Brenda Lee, que atende, em sua maioria, travestis portadoras de HIV/Aids na cidade de São Paulo. Será revertida toda a venda com cartão de crédito, cartão de debito e boletos bancários – gerados e pagos no dia 1/12 -, descontados os impostos e taxas bancárias, em alimentos e materiais que a própria instituição lista como necessário.

Esta é uma das ações sociais que a empresa Infonet Business, gerenciadora do site, faz durante o ano. Escolher uma casa que dá apoio a travestis foi feita por detectar que este grupo é um dos mais vulneráveis e marginalizados e também o que recebe menos apoio da população.

Em 2008 a casa atendia 22 travestis e foram doadas cem unidades de latas de azeite, atum, milho e fermento, cabeças de alho, potes de margarina, creme de leite, caixa de aveia, copos descartáveis de café e água, caixas de chá, óleo e bolachas doces e salgadas. Segundo a própria instituição, a crise financeira internacional afetou as doações recebidas e os donativos enviados pelos usuários do Disponivel.com através da campanha do site foram extremamente importantes para a manutenção da casa.

Neste ano são nove pessoas atendidas, entre gays e travestis e o valor será revertido em atum, óleo de cozinha, café, côco ralado, creme de leite, leite condensado, ervilha, milho, maionese, extrato de tomate, gelatina, leite de côco, margarina, sardinha, vinagre, groselha, sucos em pó, leite em caixa, esponja para louça, papel toalha, luva térmica – cano longo -, luva de borracha, papel alumínio, veja, pasta para louça, limpa alumínio, sabão em pó, saco de lixo, copo descartável de água e café, e filme de PVC.

Após a entrega da doação será publicado no site A Capa e no blog do Disponivel.com a lista com a quantidade de cada item e a carta de agradecimento enviada pela instituição, conforme no ano anterior.

A casa Brenda Lee
A travesti Brenda Lee, nascida Cícero Caetano Leonardo e assassinada em 1996, foi quem transformou a antiga hospedaria em casa de apoio. A instituição tem um papel importante na história da epidemia de Aids, por ter sido uma das primeiras a acolher vítimas da doença. No começo da epidemia, era comum pessoas abandonarem familiares e conhecidos soropositivos em frente a instituição.

Hoje, no hall de entrada da casa, há uma maquete de um projeto que deve ser a nova sede do local – com menos andares, escadas e mais leitos. A obra ainda não tem previsão de início, mas deve ocupar a área onde hoje funciona um estacionamento, do outro lado da rua. A casa – localizada na rua Major Diogo, 779 (região central de São Paulo).

Serviço
Casa de Apoio Brenda Lee
Rua Major Diogo, 799 – Centro –
São Paulo (11) 3112.1384 – http://www.brendalee.org.br

Ian McKellen, ator assumido, critica o modo como a TV representa o gay

Documentário gay integra programação do Dia Mundial de Luta contra a Aids em SP