in

Espetáculo teatral trata de conflitos na adolescência

Interpretado por jovens entre 12 e 18 anos, o espetáculo Primavera, livre adaptação do texto “O Despertar da Primavera”, do dramaturgo alemão Frank Wedekind, é um convite ao universo da adolescência, onde as descobertas e questionamentos de cunho político, social, sexual, religioso e moral são expostos sob o ponto de vista de oito adolescentes que esperam pela primavera em um internato católico.

A peça, com 3 horas e meia de duração, propõe um mergulho profundo nas transformações que os jovens contemporâneos vivenciam e sua maneira de lidar com as mudanças.

Apesar da pouca idade, os atores surpreendem pela maturidade com que interpretam seus personagens e os demais “adultos” do texto.

O espetáculo
O Pequeno Teatro de Torneado propõe um contraponto entre o adolescente contemporâneo e os jovens apresentados no texto “O Despertar da Primavera”, do dramaturgo alemão Frank Wedekind, escrito em 1891. “Primavera” é o resultado de um ano e meio de pesquisa sobre a educação e as posições políticas dos adolescentes desde o século XIX até hoje, e suas influências sobre o comportamento do jovem contemporâneo e os rumos da educação no Brasil.

Sinopse
Em uma instituição apontada como modelo de pedagogia educacional, adolescentes esperam o despertar da primavera. Esse despertar, mais do que a chegada de uma estação, passa a representar o encontro com o novo, e os riscos que temos de assumir diante dos caminhos e escolhas que a vida nos aponta. Escolhas políticas, sociais, sexuais, religiosas a até mesmo morais.

O grupo
O Pequeno Teatro de Torneado e o espetáculo “Primavera” surgiram dentro do projeto “Meu Olho-Meu Mundo”, núcleo de pesquisa cênica coordenado por William Costa Lima, que se empenha na busca de uma linguagem teatral que flagre e exponha as questões e angústias dos jovens e adolescentes.

Serviço:
“Primavera”
Local: Estúdio do Clã – Rua Onofre Penteado, 51, São Paulo (travessa da avenida Indianópolis, próximo ao metrô São Judas) – Telefone: (11) 5583-3151.
Horário: Domingos, às 19h.
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia entrada).

As várias decepções das eleições

Heteronormativade, homossexualismo e outras coisas mais