in

Questionário de escolas públicas pergunta se aluno é gay ou hétero

Deu na Folha. Algumas perguntas como "Dorme com algum adulto?", "Já viu alguém pelado?" ou "Beija na boca de alguém?" direcionadas a crianças que estudam em escolas municipais ou estaduais de São Caetano do Sul, em São Paulo, chocaram os pais da cidade.

Diante de inúmeras queixas, a prefeitura suspendeu a aplicação dos questionários, que tinham o objetivo de descobrir se as crianças são vítimas de agressões físicas ou sexuais, de bullying (brincadeiras maldosas praticadas pelos colegas) ou são usuárias de drogas.

Entre as perguntas estava a questão "Você é heterossexual ou homossexual?", mas apenas crianças de maior faixa etária receberam esse questionário. Preparado em quatro versões (para a educação infantil, para turmas de 1ª a 4ª séries, para as de 5ª a 8ª e para o ensino médio) por uma rede de entidades, entre elas o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da Cidade e a Vara da Infância, os questionários têm perguntas que vão desde "Com quem você toma banho?" ou "Que brincadeiras faz com seu irmão?", no caso das crianças menores.

De acordo com a reportagem, a Prefeitura de São Caetano decidiu suspender a pesquisa. Segundo o prefeito José Aurichio Júnior (PTB), a administração municipal nunca concordou com a aplicação do questionário. "Fomos contrários desde o primeiro momento que surgiu a idéia", disse.  Para ele, o questionário é "confuso e mal elaborado" e pecou em seu caráter técnico e jurídico. "Só voltaremos a aplicar o questionário se houver uma ordem judicial", disse.

Festa Lux agita a cena gay de BH em noite deliciosa na Torre

Secretário da Paraíba diz que casamento gay é ‘antinatural’