A revista Minha Novela fez um post público no Facebook se desculpando com a cantora Deena Love, drag queen que foi aprovada no programa The Voice Brasil, após referir-se a ela com um termo transfóbico.
+ Drag queen rouba a cena no The Voice; assista
Na ocasião, a publicação a chamou de "traveca" e recebeu mais de 2.500 comentários e quase mil compartilhamentos e críticas. Primeiro, porque "traveca" é um termo pejorativo para se referir à travesti. Segundo, porque Deena não é travesti, é drag queen.
"A revista vem reiterar que não teve o objetivo de ofender ou discriminar a participante, mas admitimos o uso equivocado de um termo errado que reforça um preconceito com o qual não compactuamos", escreveu.
A publicação frisou que tem respeito e admiração por Deena e a considerou "profissional", "talentosa" e "que merece todo o respeito por representar as drag queens e performers do país, além do movimento LGBT".
+ Após polêmica, drag queen quer reunião com representantes do Facebook
"Já é uma das nossas candidatas favoritas ao título", escreveu.
Já no post que motivou a retratação, a revista exagerou na edição – a chamou de "mulher magnífica", "transexual", "travesti", termos que também não condizem com a identidade de Geena – e depois ressaltou que o preconceito "muitas vezes parte mais de quem recebe a informação do que de quem passa".
É que a informação não foi repassada direito, né, e ainda com um termo politicamente incorreto…
Leia a retratação: