Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in ,

Saiba quais são os cuidados para manter uma pele lisinha e saudável

Ter pele bonita e saudável é o desejo de 10 entre 10 gays. Porém, eliminar os pelos e ter uma pele lisinha gera controvérsias. Há quem diga que homens sem pelos são menos atraentes. Mas, para outros, a depilação pode ser considerada um procedimento higiênico, valorizando visualmente o corpo.

Na balada, no clube ou na academia, não é difícil encontrar diversos homens depilados. Além da estética, para esportistas, o procedimento facilita a prática da natação, da bike e dos esportes que exigem velocidade, como futebol, basquete e corrida.

Qualquer parte do corpo pode ser depilada. Inclusive a retirada das sobrancelhas, da barba e dos pelos nas partes íntimas, locais considerados mais sensíveis. A remoção dos fios pode se dar pelo corte da haste ou pela raiz do pelo. Com resultados variados, os pelos podem voltar a crescer de 2 até 20 dias, ou até  anos se o procedimento for a laser. Segundo Miriam Brasil, depiladora da Maison Depil, a constante depilação pela raiz pode enfraquecer e diminuir a quantidade.

Trimming e Shaving
Há quem prefira apenas aparar os pelos. Conhecido como trimming, esse procedimento pode ser feito em casa apenas com um aparelho elétrico. Ideal para verificar a estética visual antes de optar pela depilação de fato. Lâminas são mais agressivas à pele. Já o procedimento chamado de shaving não é recomendado para quem tem a pele sensível e propensão a foliculites – inflamação dos poros com ou sem encravamento.

Há também cremes depilatórios que agem superficialmente dissolvendo o pelo. O resultado é semelhante ao da lâmina.

+ Baixo custo.
– O pelo volta a crescer em pouco tempo e pode encravar.
! Aplique um creme e passe a lâmina no sentido que crescem os pelos.

Laser e Eletrocoagulação
O tratamento a laser queima os pelos até a raiz. Pode ser aplicado em qualquer parte do corpo. Peles morenas e negras apresentam manchas após as aplicações. Muitos se satisfazem com o resultado já nas sessões iniciais. O tratamento não é definitivo, mas o resultado garante anos de pele lisa.

A eletrocoagulação utiliza um aparelho elétrico. Através de uma agulha, aplica pequena descarga elétrica cauterizando a raiz até eliminar o pelo completamente.

+ Sem pelos durante anos.
– Alto custo.
! Em peles morenas, recomenda-se o uso de cremes clareadores para reduzir as manchas.

Waxing
O procedimento waxing é a aplicação de cera sobre a pele. A cera fria não é recomendada para os homens, pois a pele mais grossa dificulta a remoção. Já a cera quente abre os poros e facilita.

O roll-on utiliza cera quente aplicada sobre a pele. É retirada com um tecido falso. Entre os tipos de cera quente é o método mais barato e um dos mais higiênicos. A cera de algas, também quente, consiste em retirar os pelos sem a necessidade de um tecido falso. Com propriedades hidratantes, ajuda a repor a umidade da pele. Já a cera egípcia é feita à base de mel, açúcar e limão, com componentes naturais e indicada para peles sensíveis.

+ Arranca o pelo pela raiz garantindo maior durabilidade da depilação.
– É o método mais doloroso, principalmente se for a primeira vez ou se o pelo estiver muito grande.
! Antes de fazer a depilação, limpe a pele e evite cremes. Após o procedimento depilatório evite exposição ao sol, ma piscina. É necessário que o pelo tenha em torno de 0,5 mm de tamanho.

* Matéria originalmente publicada na edição nº 32 da revista A Capa.

Sair da versão mobile