Um dia depois de o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, vetar o projeto de lei que pretendia instituir um dia em homenagem ao ativista gay Harvey Milk, a pioneira dos direitos dos homossexuais nos EUA, Del Martin, foi homenageada em uma cerimônia pública que aconteceu na tarde desta quarta-feira (1) na Prefeitura de San Francisco.
Participaram da cerimônia o prefeito Gavin Newson, a reverenda Cecil Williams, a ativista Aileen Hernandez, o embaixador de Luxemburgo James Hormel, a escritora Jewell Gomez, a poetisa Janice Mirikitani e Kate Kendell, do Centro Nacional pelos Direitos Lésbicos.
Em memória da ativista, Newsom escreveu uma carta que foi publicada pelo jornal “Huffington Post”: “Del Martin foi ativista, mãe e avó; uma líder na luta por igualdade e, sobretudo, foi esposa de Phyllis Lyon. Tive a sorte de estar presente à cerimônia matrimonial de Phyllis e Del em fevereiro de 2004, quando se converteram no primeiro casal homossexual a se casar em San Francisco, antes que a lei fosse vetada pela Suprema Corte em agosto do mesmo ano. Meses atrás, fiquei emocionado quando Phyllis e Del me pediram que eu presidisse uma nova cerimônia, depois que a Suprema Corte voltou a confirmar que a igualdade do casamento é um direito e um privilégio garantido para todos os californianos. Parecia que nossa cidade estava ali, sendo testemunha do maravilhoso amor, da maravilhosa vida e do maravilhoso trabalho de Phyllis e Del. As duas viveram suas vidas em voz alta. Elas são heroínas na luta pela igualdade do casamento.”
Del Martin faleceu em 27 de agosto, aos 87 anos, de causas naturais. Sua esposa, Phyllis Lyon, estava a seu lado e o prefeito Newson ordenou que as bandeiras da Prefeitura fossem içadas a meio pau em sua homenagem.
Leia também: