– Amor, preciso da sua ajuda…
– Fala, linda…
– Tenho que escrever sobre olfato mas, você sabe, o meu não é lá estas coisas (pra não falar que é medíocre). E como você AMA cheiros, acho que você pode me ajudar.
– Hummm, claro! Mas vou ter que pedir pra você sair do quarto.
Nesta hora, ela deu um sorriso lindo. Sem nem questionar, saí, quase pulando de alegria, como uma criança ansiosa pela brincadeira. Fui pra sala e liguei a TV. Só a via passando, vez ou outra, com algumas coisas debaixo do braço, mas, sinceramente, não fazia a menor questão de saber o que era.
– Amor, pode entrar.
Assim que abri a porta, fui vendada. Devagar, ela me colocou sentada na cama.
– Dri, você tem que adivinhar os cheiros que vou te mostrar. A cada 2 acertos, você me pede pra fazer algo. A cada 2 erros, eu faço o que quiser.
Adorando tudo aquilo, sorri. Pimenta, vinagre, azeite, morango, sabão em pó, água sanitária, chocolate, pêssego, até água. Muito devagar, ela foi passando um por um os cheiros para que eu adivinhasse. No começo, muito fácil, até que ela partiu para os perfumes. Minha mediocridade ficou evidente, eu era incapaz de dizer se um perfume era doce, amadeirado, cítrico ou etc. Errei praticamente todos (o que não achei ruim, de certa forma…).
-Amor, espera um pouco agora. Tirou minha venda, e falou, com uma carinha que só ela sabe fazer.
– Passei algumas coisas em partes diferentes do meu corpo. Agora você vai ter que adivinhar o que eu passei, e onde. As regras sobre os erros continuam as mesmas.
A esta altura eu nem estava mais ligando pra cheiro nenhum, mas tudo bem. E, confesso, depois disto tudo comecei a querer desenvolver muito mais meu olfato. Porém, mesmo para pessoas com o olfato medíocre como o meu, ele é, segundo a ciência, um dos maiores motivadores da atração sexual, sendo um dos primeiros responsáveis pela “química” entre duas pessoas.
Segundo alguns cientistas, as substâncias responsáveis pela atração seriam os feromônios, substâncias que os animais exalam para atrair parceiros sexuais. Ainda não está clara a forma como eles agem nos seres humanos, mas mesmo assim já existem até perfumes de feromônios, que prometem aos usuários uma reviravolta na sua vida amorosa.
Independentemente da ciência, todas sabemos que cheiros são fundamentais na nossa vida sexual, e que pode determinar a atração ou não. Mesmo eu sendo uma nulidade em matéria de olfato, já aconteceu de eu não conseguir ficar com uma garota por conta do cheiro dela, que absolutamente “não batia”. E o pior é que muitas vezes não conseguimos classificar que “cheiro” é esse que nos atrai ou nos afasta de alguém. Parece ser algo indeterminado, mas que existe e é, sem sombra de dúvida, importante.
O olfato é tão importante na nossa vida que ele é fundamental para que sintamos o gosto. É só lembrar que quando estamos resfriadas ou gripadas e não sentimos os cheiros, também temos dificuldade em sentir o gosto de alguma coisa. Para quem acha o paladar importante, como eu, é fundamental desenvolver o olfato.
No fundo, sinto inveja das mulheres que têm bom olfato. Acho linda a história de “O cheiro dela ficou na minha cama, na minha roupa”. Ou ainda: “Nossa, o perfume daquele moço que passou me lembrou tal pessoa”. Claro que existem alguns cheiros que me remetem a alguns lugares ou a algumas situações, mas infelizmente ainda tenho muito que aprender. Que chato, acho que vou ter que repetir aquele treinamento mais vezes. Na próxima semana, o meu predileto: a visão.